Sítio da Torre

Álvaro Coli e outros.
Carmo de Minas/MG.

O Sítio da Torre situa-se na Região da Mantiqueira de Minas (IP), que é internacionalmente reconhecida pela qualidade de seus cafés, com um clima excepcional, e a beleza de seu cenário montanhoso, com as lavouras de café variando de 1.100 a 1.300 metros de altitude, onde encontram as condições ideais para a produção de cafés especiais. Um conjunto de solos, clima e altitude, aliados à tradição centenária no cultivo do café viabilizam a produção dos mais finos cafés do Brasil. 

 

A ligação do Sítio da Torre com o café começa no século XIX, quando Antônio Coli migrou da Itália para o Brasil em busca de uma vida melhor, plantando seus primeiros pés de café, as terras foram passando de pais para filhos até nós (4ª geração).

 

Nossas variedades predominantes são:
Bourbon amarelo, Bourbon vermelho, Catucai amarelo, Catuai amarelo e Acaiá.

Somos certificados “Certifica Minas” e filiados a BSCA.
A família Sítio da Torre é vencedora do COE, por 29 vezes, nos 20 concursos feitos no Brasil até 2019, além de ser vencedora de outros vários concursos de qualidade de cafés especiais.

Produzimos em torno de 1.500 sacas de café anualmente em uma área de 46 hectares, sendo a área total da propriedade 65 hectares. O café é colhido manualmente, lavado/descascado no mesmo dia, ou seco natural, espalhado no pátio de secagem, sempre com lotes identificados e rastreados. Todo café, depois de beneficiado é depositado na Cocarive.

No ano de 2019, adquirimos um sítio com 30 hectares, que tem uma história interessante: no ano de 1985, meu pai, Paulo Coli, teve que vender 30 hectares de terra, parte do Sítio da Torre, pois tinha sete filhos para criar e a família estava em difícil situação financeira. Agora no ano de 2019, passados 34 anos, adquirimos esse mesmo pedaço de terra, que volta a fazer parte da Família Sitio da Torre, e em homenagem ao nosso querido pai (in memorian) colocamos o nome desse pedaço de terra de Sítio Paulo Coli, passando o Sítio da Torre a ter novamente 95 hectares.

Somos a quarta geração de um grupo familiar, que sempre trabalhou com café. À partir de 2002, focamos na produção de cafés especiais, sempre preservando o meio ambiente, pois temos certeza que a integração homem – meio ambiente nos proporciona uma cafeicultura sustentável.